Governo de MG concede licença para instalação de usina de energia solar em Pirapora

 A cidade de Pirapora, no Norte do Estado, está mais próxima de receber um parque de energia solar. Nesta segunda-feira (11), o Governo de Minas Gerais concedeu a licença de instalação da Usina Solatio Brasil Gestão de Projetos Solares Ltda. A liberação vai garantir um investimento de R$6 bilhões por parte da empresa na instalação de todo o sistema de geração de energia fotovoltaica no Estado.

“Teremos ganhos para o Médio São Francisco em termos ambientais, com geração de energia alternativa em larga escala, compatível com o que é produzido pela Usina de Três Marias”, destaca Léo Silveira, prefeito de Pirapora, que destaca o ganho social da geração de emprego e renda para o município. “Temos também um ganho de arrecadação em ICMS para o Estado e em royalties para Pirapora, já que a usina atingirá 50% de todo o faturamento da atividade industrial do município”, ressaltou.

Essa foi a segunda etapa para a implantação do empreendimento. A primeira fase, de licença prévia, foi concedida em junho do ano passado. A próxima etapa para garantir a implantação da usina é obter a Licença de Operação, que neste caso trata da rede de distribuição.

O projeto de construção consiste na implantação de um parque solar fotovoltaico composto por 10 usinas de 30 MW cada, totalizando 300 MW; linha de transmissão de 9,2 km e 138 kV; área de manutenção de 0,6 ha e subestação de 1,5 há e 138 kV. 

Fonte: http://hojeemdia.com.br/horizontes/governo-de-mg-concede-licen%C3%A7a-para-instala%C3%A7%C3%A3o-de-usina-de-energia-solar-em-pirapora-1.397424